sábado, 18 de dezembro de 2010

ANINHA PIRES



Ana Lucia Pires nasceu em maio de 1981, na cidade do Rio Grande e desde menina a música gaúcha já embalava seus sonhos de infância, encenados nos CTG’s e nas rodas de chimarrão junto à família e amigos, onde gostava de cantar seu pago  acompanhada pelo pai no acordeom ou na gaita botoneira.
As raízes rurais e a influência tradicionalista sempre fortaleceram o sentimento de amor pela terra e o gosto por cantá-la.  Na adolescência juntou suas primeiras rimas que contavam de amores, dos verdes dos campos e por volta de 1996 começou a participar de rodeios artísticos na modalidade intérprete solista, levando pra casa alguns troféus que a incentivaram a seguir este caminho.
Formada em Letras Português- Espanhol pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 2002, nesta época aflorou o gosto pelo estudo do povo da pampa, seus usos e costumes, cultura em comum e principais ícones artísticos. Na UCPEL, concluiu sua pós-graduação em Língua Espanhola, sendo que nestes dois momentos universitários defendeu monografias sobre Aureliano de Figueiredo Pinto e José Hernandez.
Sua vivência faz de Aninha Pires uma intérprete que canta com o coração as coisas do campo porque conhece o que diz, que canta a delicadeza e a força feminina e que defende na voz o povo pampeano.
Intérprete, compositora, apresentadora de festivais, professora e gestora educacional. Em 2007 decidiu participar de festivais. Sendo amante das águas que banham a cidade Noiva do Mar, compõe letra e música da zamba “Un amor que se llevó el mar” a qual lhe deu os prêmios de Melhor Intérprete, Troféu Revelação e 1º lugar do Gênero Nativista, no Festival Seiva da Terra de Rio Grande. Também participou de festivais como o festival e a gravação do DVD do 1º RS Mulher em Canto, em Imbé, defendendo o tema “Tradutor de Estrelas” de Vaine Darde e Daniel Torres.
Neste ano lançará seu primeiro CD com composições campeiras e litorâneas com assinatura de músicos e compositores reconhecidos como Gargione Ávila, Alexandre Souza, Edson Suíta, Rodrigo Bauer, Elton Escobar, Cézar Martins, Cristiano Quevedo, Cristiano Vieira, Paulo Timm, Martin César Gonçalves e Joca Martins.
Dona de uma voz doce, mas forte, e de expressão marcante, Aninha Pires mescla em seus shows temas de autores rio-grandenses e outros da Argentina e Uruguai, cantando as coisas da terra e levando a mulher gaúcha em seu cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário